sábado, março 13, 2004

A lei que não se cumpre

As entidades oficiais não querem ver, sabem mas não querem ver, até durar, o mais ridículo é que está decretado que temos direito a folgas por cada fim de semana passado fora em cada viagem terminada no mínimo somos obrigados a apresentar um disco de descanso de 36 horas ou seja um disco totalmente limpo, sem trabalho. Mas, mas e mas se já me arrisco a ter alguns problemas a dizer isto, muito mais se sozinho me colocar numa posição de cumprir a lei, sou logicamente despedido porque existe um outro colega que não se importa de fazer, até existem os que chegam, trocam de reboque e arrancam novamente, assim se passa em Portugal.
Devem mesmo estar preocupadas com a economia nacional, o não aumento do défice ou coisa que o valha.
Muitos outros países somos obrigados a parar, como já referi penso que algumas vezes, alegando o facilitar do trânsito ao fim de semana dos veículos ligeiros, e para não fazer poluição, ruído em certas cidades, dão-se a esse “luxo” talvez por serem países de passagem para outros, porque vejamos,: Alemanha, França são os únicos que exigem e multam quem não cumprir ( 90 € ). A Itália também tem mas esta tem a consideração de quem esta em trânsito pode arrancar mais cedo 2 horas e no verão impõe que se pare ao sábado todo o dia em contrapartida deixa que os camiões circulem da noite ás 22 horas de sábado até ás 7 da manhã de domingo; Pronto não está mal, mas o problema é que nós vimos em direcção a casa e deparamos com uma frança que é impensável circular ao Domingo, voltamos ao mesmo, isto para não falar nos veículos com materiais perigosos que são os que trazem as placas na frente e traseira em tom cor de laranja, esses tem forçosamente que parar ao meio-dia de sábado e somente podem pegar na segunda-feira, ainda por cima não podem circular a uma velocidade superior a 80 klms horários, são materiais perigosos e eu concordo com a velocidade, somente não concordo é que a estes são proibidos fazerem o almoço por razões de haver possibilidade de inflamação e muitas empresas não pagarem o almoço no restaurante, dizem que pagam mas na prática não, Lá anda o Português a inventar, arranja um fogão pequeno e faz as escondidas se não quer passar fome ou simplesmente ( e isto eu condeno vivamente ) fecham as placas como que transportem artigos normais, a punição de tal atitude é a cadeia e uma pesada multa, como já tem acontecido.
Os Países de periferia como sendo, Portugal, ( houve uma altura em que era proibido circular ao domingo, mas por pressão da entidade patronal lá foi abolido tamanho disparate, para eles...) Espanha ( este houve uma altura em que na estrada de Salamanca o Padre não gostava de ver camiões a passar resolveu decretar a proibição ao domingo, e assim foi durante uns tempos, ridículo porque ali somente 90% dos camiões são Portugueses a regressarem a casa...no coments), Espanha somente o País Basco, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Suécia, Dinamarca, Noruega, todos estes se podem circular como quiser, enfim ora diz lá se não é para complicar, das duas uma ou paravam todos ou deixavam, há realmente coisas que não entendo.
Eu sinceramente sou de opinião que os camiões deveriam parar todos á sexta-feira pela noite, e começar à segunda-feira; logo nós não tínhamos tempo de fazer tudo, as entidades responsáveis arranjavam forma de um camião que a carga fosse para a Alemanha como não tinha tempo fazia por exemplo troca do reboque a meio de frança, o outro seguia para casa e eu também com um outro, e todos passávamos o tempo de descanso e andava-mos bem, eu penso assim. Havia trabalho para todos, é lógico que as minhas viagens longas iriam acabar mas trocaria de bom agrado as tais viagens por um bom e Completo fim de semana em CASA.
Não entendo porque será que muitas pessoas que poderiam olhar um pouco mais para o lado de cá, normalmente usam a evasiva de “eles é que não querem trabalhar” somos sempre uma parte realmente discriminada e enquanto a coisa correr tudo vai bem, temos que tomar decisões drásticas e depois somos decididamente os maus da fita; Irrita-me solenemente esta forma retrograda do cérebro dos nossos dirigentes.
Façam experiências, testem, haja dialogo meus senhores, mas dialogo com vontade de fazer, não é dialogo pro-voto.
Se fosse algum assunto que abrange-se o “BIBI” da esquina ou a LILI Canecas, toda a gente se interessava, agora não tem nada a ver com isso, pronto; Existe Ciganos a viver melhor do que nós, não que eu queira o mal de alguém mas cada qual se sente bem como quer, eu por exemplo não me sinto, na forma como vivo, e preocupo-me com a minha higiene, existe aqui muita gente que nem isso.

Já chega de dizer mal.

Sem comentários: