sexta-feira, julho 09, 2004

Radio Pirata

   Estou a descarregar na Povoa de Santa Iria, N10 km 134,7 - 6-7-2004

   Olha! Lembrei-me hoje, dos tempos em que me metia a construir invenções electrónicas. Um dia, ao ler melhor o livro, pois já o tinha há uns bons tempos, e após roubar um auscultador de uma cabina telefónica (xiiiii! Isso não se faz), consegui fazer um emissor de FM, ajustavel na frequência, somente tinha que colocar um transmissor na minha frente e ao emitir por exemplo na Rádio Renascença ( não havia RFM, nem T.S.F...) eu ajustava a minha engenhoca e calava a emissão e eu falava...e não era que se ouvi a mim ??? olha que fixe !!!!!!.

   E Dei asas a outros voos, entre muitos quero escrever aqui um que me divertiu imenso, (se escrevesse todos...o Blog enchia)

   Resolvi, deitar mãos a obra, tive uma Excelente ideia;

   Frente á minha casa, existia uma vizinha que da parte da tarde, se reunia com muitas outras vizinhas no quarto mesmo virado para mim, e na hora certa, venerava o tradicional terço emitido por esta Rádio, mas muito alto..., em tempos de verão, abria a janela e eu via, todas de joelhos a rezar e essas coisas...que não condeno ainda hoje, cada qual é como é e eu respeito, mas o que me chateava era o som altíssimo, e o ambiente para a minha idade não era decididamente o melhor, o que eu queria ouvir era as Doce...ehehehe ou Gemini ou até o Demis Russos ( my friend a wind....), para não falar nos Beatles ou no Elvis...

   A minha engenhoca passou a ter um papel importante, para não dizer CRUCIAL; Iria ver qual o alcance da minha recente invenção, a dúvida era se o alcance ficava pelo meu rádio ou se era tão "potente" a ponto de chegar ao outro lado da rua;

   Esperei pelo dia e na altura em que tudo já tinha começado, começo eu....mexo para ali, mexo para acolá e qual o meu espanto a coisa do outro lado da rua calou-se a meio; Era eu o locutor de serviço, ehehehe espantado e sem saber o que dizer entrei em acção, liguei, falei, Valeu...ehehehe, ah ah ah ah, ainda me ri-o hoje...era eu: lave os dentes com Pasta medicinal Couto, beija o seu marido, ele fica logo outro... e continuava: ( esqueci-me da publicidade dos sapatos bem engraxados). Mas lembro-me que dizia aos berros: Avé, Avééééé, Avééééé MAAARIIIIAAAAAA, ou então a publicidade muito engraçado do pudim: o .....é bom é bom é, diz o avô e diz o bébéeeeéee...PENTES PARA CARECAS...,

   Eu, com o meu periscópio feito de cartão, para "mirar" a vizinha do outro lado...; ), foi-me bastante útil para ainda hoje me recordar das Velhinhas todas na janela e a mexer no rádio, abaaaanar...ehehehe : ) E O QUE ELAS ABANAVAM .....ah! ah! Ah!

   E assim comecei a minha carreira artistica como locutor de rádio.


   Passados uns anos, fui convidado para uma Rádio Local que operava em 90.6, tinha um programa de 3 horas ao Domingo a noite, chamava-se Dimensão Cruzeiro, passava somente musica com a intenção de quem me ouvisse, facilitasse a reconstituição de família, arranjei um contrato com uma discoteca e tinha os discos de borla, até que comprei um CD, e continuei até ao dia em que comecei a notar uma grande balda e falta de responsabilidade por parte dos dirigentes, o programa morreu por ali, ainda hoje tenho umas cassetes gravadas, principalmente a de uma noite de emissão que dediquei á minha mãe no dia do seu aniversário, mas para te ser sincero...nunca gostei de me ouvir, sempre achei que deveria ter feito melhor.


   Bom Dia.