quarta-feira, julho 07, 2004

Policia a fazer paragem – 1


   Bem, como toda a gente sabe, o nosso papel de camionista é conduzir, colocar o camião no local indicado no documento de transporte e preparar o veiculo para que outro retire a carga, fora isso, passamos horas, dias, semanas, meses e anos a fazer quilómetros, daí vamos apreciando, ora umas paisagens, ora as obras, ora umas mini saias que passam, ora uns controles de policia, (vulgarmente conhecidos no nosso país como operações-stop) este último, mesmo que se esteja legal é sempre de evitar, porque não se sabe o estado da disposição do controlador e infelizmente nem sempre são isentos como deveriam.

   Os policias devem existir; e o que eu quero tentar aqui escrever é simplesmente realçar algumas formas como, na minha perspectiva de cidadão, esses mesmos utilizam para pararem um veiculo, seja pesado ou ligeiro, logo se o fizeram é porque notaram algo suspeito, porque declaradamente os Policias não são bruxos.

   Nunca falei com nenhum a este respeito, este texto é simplesmente a minha opinião na óptica de utilizador das estradas, mais nada; Assim sendo;

   Ser Policia é desempenhar uma profissão, unicamente para, controlar, verificar e punir se caso necessário for, logo á partida desconfia de tudo e de todos.

   Um Policia quando vem para a estrada, se não tem experiência vem sempre acompanhado com um mais velho, acontece frequentemente em França e Espanha, neste último nota-se logo quando implicam por coisas insignificantes e muitas vezes nem discos sabem ler, de longe o policia Francês (conhecida pelo nome Gendarmerie, o Português chama-lhe EugéniaMaria) é o que tem a maior formação, o mais velho em França é mais consciencioso, mas não quer dizer que ambos não cumpram a lei.

   Em Portugal, para os motoristas internacionais, e, sabedores das longas semanas que passamos cá fora, são por vezes mais compreensivos, no entanto e fruto dessa mesma compreensão, os motoristas habituaram-se e usaram e erradamente abusaram, o que acho mal, logo agora é frequente ouvir dizer; Cuidado com a Policia portuguesa que eles agora andam em cima...e não estão para brincadeiras...pois, é a velha historia, quando todos os meus colegas diziam que tinham horário para Vilar formoso era o mesmo que irem para casa, agora não é tanto assim...eu acho bem.

   Pena minha os nossos Policias não insistirem tanto no descanso entre a viagem anterior e o da partida que é por lei no mínimo 36 horas e 99 % dos motoristas deixa as suas casas com 24 horas, somente olham para a velocidade, eu acho mal.

   Eu, graças a Deus e a mim, não tenho razão de queixa, apanhei duas pequenas multas uma justa e outra injusta, mas isto para aqui não é chamado.

   Mas também quero aqui dizer, que no IP5 e em Salamanca, apanhava outras duas multas, e fruto da compreensão da Policia, mandaram-me embora...Obrigados...

   Quando nos aproximamos de um controle da Policia, já tendo conhecimento via rádio ou não, recomendo que se sentem bem, não fumem, tenham a barba feita, mostrem um pequeno sorriso ou não, mas acima de tudo não deixem transparecer as preocupações, não tenham vestido naquele dia uma t-shirt preta ou escura, e, nunca, mas nunca fixem o olhar deles, não façam movimentos bruscos com os braços, devem imaginar naquele período de tempo que estão sentados num sofá a beber um sumo ao lado de uma miúda girissima...é lógico que estão a conduzir um veiculo... ; ), não devem fazer manobras inadequadas, manter o limite velocidade estipulado no local e partindo do principio que o veiculo exteriormente está nas normas de segurança, deixem espaço entre veículos, não se escondam e no caso de estarem numa portagem ao chegarem, entrem pela via mais próxima onde eles estão.

   Se notarem a policia a circular na vossa traseira, não travem...reduzam a velocidade ou com o retarder ou com a caixa, mas sempre numa de suavidade, e deixem-se ir, nas calmas.

   O Policia, desconfia, nós dá-mos a imagem de despreocupação, logo é porque estamos á vontade, logo dizemos a ele indirectamente que no caso de nos fazerem paragem vai ser uma perda de tempo... É lógico, se tiverem um controle e a Policia quiser fazer paragem...faz e pronto...de nada lhes serve....mas acreditem...se nós andamos cansados com tantos carros na estrada, imaginem eles de os verem passar....estão na certa que estão tão ou mais saturados que nós...(devem encontrar cada contador de historias...uiiiii...)

   O Sentar Bem, Não fumar (até pode o cigarro estar no cinzeiro), sorriso, sem grandes movimentos.... é dizer-lhes que estão despreocupados, é dizer-lhes que o problema não esta ali, mas sim provavelmente nos outros...

   Algumas vezes, ao parar na própria portagem e a Policia Francesa presente, livre para controlar e a observar-me..., eu, mesmo sem intenção, que tenha cometido por azar uma infracção num disco mesmo que tenha sido há 6 dias atrás, eles vão ver se me fizerem paragem; Ora utilizo a última arma, para passar sem ser controlado...após utilizar as armas acima descritas, que é a de brincar com a Pessoa que está na portagem, riu-me, falo e gesticulo como que a dizer até logo...porque sei que estou a ser observado...e a maior parte das vezes a pessoa que esta na cabina, esta feita parva, carrancuda até, sem perceber patavina do que digo...ehehehe,

   Não que tenho necessidade muitas vezes disso, mas só para terem uma noção do que é por exemplo terem 5 minutos a mais de trabalho num disco...porque uma área ficou mais longe do que pensava...passam a factura no mínimo de 100 €...por 5 minutos e se estiverem bem dispostos...

   A T-shirt escura ou preta, estão a dificultares a visão do vosso corpo, dos gestos, dão-lhes a entender que se necessitarem de desligar algum fio ou ligarem ( existe muita gente, que infelizmente desliga o limitador, ou vai a andar e o tacografo não vai a marcar, para isso existe alguns truques que com um desligar ou ligar um simples fio altera essa situação) a eles é difícil terem um controle dos gestos, logo pelo sim ou pelo não...existe mais probabilidades de fazerem paragem.

   A barba por fazer é sinal de desmazelo, tem a ver com a imagem, falta de tempo, logo anda a correr pode não ter feito descanso ... pensam eles.

   O período de Julho até Agosto, andamos mais desafogados de controles, entrou o período de férias... ; )

   Se quiserem, apurar o perfeccionismo, estudem as divisas e quando virem alguém graduado chamem-no pelo posto que ocupa... na mouche!!, (abrevia a boa relação, em Portugal)

   Acima de tudo, não tentem ser mais espertos que eles, se tem algo mal, esperem para ver se ele descobre e digam a verdade ou meia (se for muito grave), mas acima de tudo não metam os pés pelas mãos, P.F. não MINTAM, Mentir a um Policia é como bater numa abelha que quer morder e não a conseguir matar...ou por exemplo...é a mesma coisa que Dar um NÃO a uma mulher...fujam, ehehe.

   Eu sou contra a grande parte do sistema que nos rodeia, mas em muitos casos, digo...se a montanha não vai a Maomé...vai o Maomé lá...

2 comentários:

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read Topamax rebound North allegheny baseball boosters Bodybuilding pictures of arnold schwarzenegger blonde giraffe key lime pie neurontin dosage administration Making a betting line Hear fire alarm horn strob http://www.running2.info Insurance policy courses Coffee maker sunbeam bad credit home loans california refinance mortgag1812 Xenical what is tramadol

Anónimo disse...

Admiring the time and effort you put into your blog and in depth
information you provide. It's good to come across a blog every once in a while that isn't the same unwanted rehashed material.

Great read! I've bookmarked your site and I'm including your
RSS feeds to my Google account.
Also see my web page: Photography Special Effects