quarta-feira, julho 07, 2004

Policia a fazer paragem – 2

   Em França, olhando a dificuldade em afinar um radar convencional para o camião, visto os automóveis circularem largamente a velocidade superior, criaram muito recentemente uns Binóculos que após pousados num tripé, (em locais como portagens, cima de pontes, áreas de descanso) ou em algum local sem grandes vibrações, devem fixar uma imagem que vêem e daí darem-lhe a velocidade do objecto fixado. utilizam muitos carros a "paisana", azuis, brancos, cinzentos...e para lerem os discos, não utilizam o processo manual este já arcaico e mortório, têm um leitor que muitos colegas dizem que é de lazer, mas não passa de um simples scanner a fazer zoom para um editor de desenho onde, qualquer pessoa se o fizer tem a oportunidade de ver qualquer alteração ou não, no disco.

   Em Portugal nunca chamem POLICIA quando alguém vos mandar parar, chamem Agente, o Agente dá-lhes importância, autoridade, acima de... ( não que não a tenham) mas o chamar Policia, levam a mal e embora não seja essa a intenção mas levam logo para o campo que estão a chamar cão policia.

   Existe um acordo qualquer entre o nosso País e o vizinho, em que ambos podem entrar ou actuar numa área de uns X km do outro País; Ou seja, no IP5 já vi varias vezes os espanhóis, até a trabalharem em conjunto com os nossos ou sozinhos; Em Espanha, nunca vi Portugueses; ( com humor, até se diz que a razão dos Espanhóis virem ao nosso País é pelo vinho, porque o deles não presta)

   Mas uma coisa é certa, os Espanhóis, dão formação aos nossos, disso não tenho a menor dúvida.

   Em Inglaterra, um simples pneu careca ou com piso abaixo das normas de segurança, se for á sexta feira a tarde, quem quer que seja, é PRESO, leva com algemas mesmo ali...e aguarda na cela até segunda-feira á hora do tribunal abrir.

   Na Bélgica, fui controlado num dia de neve, temperatura bastante negativa, eu quentinho dentro da minha cabina, muito normal convidei o policia a entrar dizendo-lhe, entra que esta frio ai...ele entrou, ficou contente, eu continuei com a minha frase dizendo-lhe que nestas alturas ele não tinha condições de trabalho, em suma, dei-lhe importância...depois fui embora. ( só faltava dizer aqui que o Policia não queria sair..ehehe mas não.)

   Em Itália, facilmente aceitam dinheiro particular...eu nunca vi, mas é o que dizem...; ), em auto estradas a veloc. Máxima permitida é 80 k/hr. eu e todos dos outros países, salvo os de leste, circulamos a 90 ou mais um bocadinho, passamos o radar, (ainda utilizam algumas pistolas), chegamos ao sitio onde estão para fazerem paragem, vêem que não somos Italianos, nem fazem. Já tem binóculos de velocidade como em França.

   Na Grécia, igualmente aos Italianos mas nota-se a falta de meios tanto humanos como materiais, logo existem poucos..falo na imagem há 6 anos atrás.

   Noruega, não os vemos, mas estão lá...baseiam-se em Cameras, e aparecem num ápice quando alguém telefona

   Suécia, Dinamarca, dão nas vistas controlam com radares camuflados com folhas de arvores...quando se vê o carro da Policia parado...já passas-te o radar...J muito rigorosos quanto a cargas, tanto em amarrações como em termos de peso distribuído, chegam ao pormenor de pesarem um camião por eixo, e não por um todo como é normal fazer-se...muito cordiais e sabem escutar, até ao fim.

   Espanha, por si só em ser Português, já é um bom motivo para multar, depende do agente e do estado de espirito, no entanto os radares são para os automóveis, controlam normalmente em cruzamentos após uma dada vila em que tínhamos que ter passado a 50 km/hr. e dão-se ao trabalho de irem ver ao disco se nós fomos a essa velocidade a uns km. Atrás; Chateiam por pneus e cargas mal carregadas, mas o mais importante para eles é realmente os discos;

   Já foram piores, até ao cumulo de dizerem que a estrada nova construída de Vilar Formoso até Salamanca foram os Portugueses com o dinheiro das multas que a estão a pagar.
Recomendo que mantenham a calma, a prevaricação não leva a lado nenhum, ou melhor eu ando cá para fazer entrar dinheiro para mim e não para o dar a Policia seja ela que nacionalidade for, portanto só tenho uma forma de o fazer, andar direito.(mas não sou santo nenhum).

    Holanda andam mais pelas cidades, são cordiais, nunca me chatearam, quando fazem controle é porque andam a procura de alguma coisa...

   Alemanha existe imensa policia, estes trazem equipamento para se necessário for, ajudar um motorista a mudar um pneu (nunca vi, mas acredito em quem me contou), as multas são baratas, embora são sempre multas; É frequente os radares na maior parte das pontes e entradas para a auto-estrada, detestam que não deixemos espaço entre o veiculo da frente;

   Qualquer duvida acerca até de não saberes onde é o local que te direcionas, eles levam-te lá, na certa.

   O Policia alemão, tem equipas que de noite andam nas áreas de descanso, a supervisionar o estado dos camiões, sem te acordarem, se o teu camião tiver folgas ou até estiver a pingar óleo para o chão, bloqueiam-te uma roda e de manhã aparecem para te levar á oficina da marca do camião.

   Se tiveres algum problema num disco, nunca pares em áreas de descanso mas sim em áreas de serviço...para controlar, o policia alemão acorda-te nem que seja a meio da noite e pede o disco...

   A Alemanha é o melhor país para no caso de te queixares que o teu camião não esta bem por qualquer razão e o teu patrão não liga e tem a mais usual frase de todos os outros : Isso faz mais uns Quilómetros...., pede a Deus que te mandem para a Alemanha, e, ao veres um Policia chama- o..: )

   Comigo, já aconteceu de necessitar de pneus, e diziam-me...Faz esta viagem que depois vê-se; A seguinte, fui carregar para a Alemanha, e nem saí, lá mesmo na oficina, avisei o Patrão que precisava de pneus novamente, ele mais parecia um gravador, disse-me...faz mais esta viagem...Eu disse, olhe que eu vou para a Alemanha, - e fui, com pneus novos....(haveria necessidade disto?) até os Patrões tem medo...

   POING!!!!!!! (ideia) por falar nisso, na Alemanha...tava a esquecer-me que já há muito tempo que não vou para a Alemanha...hum! será que é porque esta cafeteira anda mal ?...Olha que ideia...
Preciso, ir para a Alemanha...eheheh ; ) no regresso trago um camião novo....