sexta-feira, março 12, 2004

Carregar para casa

Deixei a carga da Alemanha em Logroño, na mesma manhã deram-me uma carga para carregar em Vitoria chegado a Goiain – País Basco, de tantas voltas a procura disseram-me que o endereço tinha sido alterado, mais voltas em serras e tive que fazer inversão de marcha no meio de um parte cheia de neve, pois o primeiro carro que apareceu, saiu e veio-me ajudar na manobra, gostei, depois ao arrancar, já em marcha vi no meu retrovisor esquerdo que atrás vinha o carro da policia basca, mais a frente ultrapassaram-me e mandaram encostar. Discos, disse-me um policia da Euskadi, eu mostrei , observou dois discos assinou e me perguntou – Onde vais ? Ando a procura da vila de Oñati, respondi eu; Vais em direcção a Bergara e lá encontras, vais andar uns 40 km. Obrigado disse eu, no entanto pedi que me explicasse algumas palavras em Basco, o Homem , ali já não era policia, escreveu-me tudo e mais alguma coisa, puxa nem eu queria tanto, gostei mais uma vez; Apanhei uma serra que mais parece andar no Gerês, curvas que são mais cotovelos, as vezes tem que se parar para o outro que vem em sentido contrario passar, cheguei ao local; Todo a almoçar, esperei, no regresso do almoço explicaram-me que não era ali mas sim mais a frente a um km. Lá me dirigi, acabou o tabaco, chegado ao local que me indicaram, ao guarda de entrada pedi um cigarro, deu-me quatro e mandou-me entrar, cá dentro, perguntei pela carga, ninguém sabia de nada para Portugal, com um telefonema todo se resolveu e no entretanto disse que um policia me tinha ensinado um pouco de Basco, ficaram espantados não com o policia mas sim comigo por ter vontade de aprender a língua deles, pronto; Mais umas palavras, impecáveis e a seguir já me disseram onde vou encostar simplesmente espero neste momento que saía o camião que esta a ocupar o espaço;
Engraçado, a partir de um controle policial, após alguns minutos havias de ver o policia comigo, sentado na minha cadeira e eu no outro lado a dar-me aulas de Euskera, o outro que ficou no carro, desconhecendo o meu pedido é que não estava a gostar, com um olhar de autoridade, mas quando os dois se foram, sorriu e cumprimentou-me.
Eis aqui algumas das palavras ensinadas hoje, em EUSKERA ( linguagem Basca ):
EGUNON = Bons Dias
ARRATZALDEON = Boas Tardes
AGUR = Adeus
EZKARIKASKO = Obrigado
GERUARTE = Até Logo
Conclusão: sinceramente, já carreguei varias vezes no País Basco, e sempre, sempre fui tratado com igualdade, compreensão e acima de tudo Respeito.

Ezkarikasko Euskadi

Sem comentários: