Saí da portagem do Mónaco pelas 5 da manhã, de entre todas as baias, marinas nesta costa do mediterrâneo, mar liguria como os Italianos lhe chamam, a que mais me fascina é a Baia de Garavan, primeiro pela beleza e a posição benéfica da altura onde me sento permite-me ter uma paisagem fascinante, precisamente em Menton mesmo pegado a fronteira Italiana, para mim acho muito mais bonito Menton do que propriamente o Mónaco, este ultimo tem na auto-estrada onde passo uma área de serviço, " Beau Soleil" que é paragem obrigatória para muitos autocarros turísticos e publico em geral, na altura da tão prestigiada Formula 1 nem se arranja espaço para estacionar, impensável, proporciona uma vista de cima de todo o Mónaco, o palácio , Marina o Casino e até se estivermos atentos vemos a entrada do túnel, existe um ou dois monóculos de meter moedinha para os mais coscuvilheiros verem mais de perto as esplanadas e outras coisas.
Nessa mesma área do Bom sol, tem uma passagem que da acesso a estrada ao centro do Mónaco, no entanto a descida é bastante acentuada, depois para subir, recomendo chamarem um taxi, Ah! Já agora se caso fizeres isso leva o cartão de plástico para evitar surpresas.
Tomei o pequeno almoço em Albenga , ao deixar a estrada que leva a Génova, apanho a direcção de Milão, A7, e subo; Ao passar os km. Começo a ver tudo branco, carros, casas, estradas, na berma da estrada um altura de 2 mtrs de neve e muito trabalho para os limpa neves que o mais provável é terem trabalhado toda a noite para terem as estradas principais minimamente acessíveis.
Vou ligar a minha telefonia, estes italianos em termos de rádio são muito doidos, e não só, na condução são muito mais irresponsáveis que os Portugueses; Quando um Político começa com os seus discursos e refere-se a outro país comparativamente ao nosso, porque no Outro esta melhor e o nosso não passa de miséria; Nunca ouviram ninguém a comparar a condução Italiana com a nossa, isto só para falar na condução porque existe muitas outras coisas em que de longe estamos muito melhor.
Com dizia eu, a telefonia, pois, apareceu-me a Radio Maria, eheh, não obrigada, mais uma busca e estou bem a ouvir a Radio Itália Network, House o estilo, ou então em alternativa temos a Number 1, a Deejay e a Disco, tudo emissoras de dar pedal, umas com mistura de estilos no House, Alternativa, Disco e Transe, outras mais para o tipo top ten, mas uma coisa é certa num todo dão notória importância a musica Italiana; E por falar em musica nacional, acho que em nossa casa não há diversificação de artistas, não há imaginação criatividade para que as nossas rádios na certa não se importariam de as colocar no ar; O que eu penso.
Pelo meio da musica, há uma emissora ou duas que faz partidas a pessoas conhecidas do publico, ou por outro lado pegam no jornal e andam a responder a anúncios ou ainda ligam para as meninas ou meninos com os seus serviços sexuais a venda, isto tudo em directo, não queiras saber, eu entendo bastante o Italiano, não entendo tudo mas mesmo assim a energia que eles incutem neste programas é tal que conseguem pôr-me a dar umas gargalhadas valentes, dou-lhes os parabéns pela criatividade que possuem.
Aqui há atrás uns meses lembro-me que o locutor andava atrás do Rui Costa para combinar onde se encontrar com ele a fim de este lhe dar um autografo, e então ligou para uns não sei quantos sítios até que conseguiu falar com a mulher, e depois ponha-se a chorar ao telefone a dizer que era maquinista nos caminhos de ferro e veio de propósito a Milão para levar um autografo do Rui Costa que era para o seu filhinho que tinha prometido e se o maquinista não leva-se o que seria de um Pai que prometera uma coisa que tanto queria e iria falhar, ehehe, um espectáculo, estou a escrever isto e ainda me lembro do locutor a representar este papel, adorei. Ah! E conseguiu, não encontrar-se com o Rui Costa mas sim ir a um sitio qualquer buscar uma camisola ou qualquer coisa de vestir do tão apreciado jogador luso.
Sobre o Rui Costa, uma outra vista a Itália, fui a um café tomar qualquer coisa, e ao desfolhar um jornal Italiano, na parte do desporto tinha uma foto dele que ocupava uma página inteira... Continuo a sentir orgulho em ser Português. Muitos não chamam Rui Costa correctamente mas sim " Rui Cossto"; E já agora aproveitando o relato dos futebolistas por terras de Itália, houve um senhor de meia idade ao indicar-me uma manobra numa rua movimentada, disse-me Hei! Capo, Sérgio Conssesson; Um outro quando carregava madeira disse-me que o filho dele jogava com o Fernando Couto e era habitual o Fernando vire a casa dele com o filho de avião ás segundas-feiras para passarem o dia no Kartodromo particular do Pai, acho engraçado falarem neles, pena tenho em não me falarem sobre o Hóquei em Patins, que somos campeões do Mundo e os Italianos ficaram em segundo comandados por um Português.
Quando não é uma pessoa do "jet seven" os próprios ouvintes também participam, do género que outro dia houve um ouvinte a pedir para ligarem a namorada dele a convida-la para jantar, testando a sua fidelidade para com o namorado, e este a ouvir, para descanso do namorado ela não aceitou; Houve uma outra que lhe telefonaram a dizer que o namorado estava neste preciso momento na cama com a vizinha, essa foi demais, a miúda pôs-se aos choros depois de mais dez minutos o locutor teve que desfazer tudo muito rapidamente porque começou a ver os casos mal parados, era o locutor e o namorado a falar do outro lado e mesmo assim ela já não acreditava em nada, ehehe.
Porque não aproveitar esta ideia, que lamentavelmente não é original, mas penso que se enquadrava no nosso cantinho Português, se existe não conheço. ( o programa, não é o Cantinho ).
Neste momento que escrevo isto, estou no meio de uma estrada regional a esperar que se resolva um acidente, o meu pesado e longo não passa sem que a policia mande tirar os veículos sinistrados, tá-se bem, 9.48 ainda tenho a carga em cima do carro, estou a 10 km do cliente e já tenho carga para me ir embora. Um levantamento e armazém do transitario a cerca 100 km daqui, hum! Não está mal; Vou ver se consigo passar a França antes das 22.00 hr de sábado, caso contrario levo com o fim de semana e eu descanso nesta viagem já tenho bastante.
O que é preciso é ter calma, para esta viagem já houve prejuízo que chegasse.
Já estou aqui no acidente á 1 hora, e ainda não se resolveu, por uma razão muito simples é que os Carabinieri estão todos ocupados e ainda não apareceram ao local. Enfim.!!
Acabei por descarregar depois do meio-dia, o raio do acidente atrasou-me mas acho que tudo correrá bem; Um levantamento em Vernate a caminho de Milão, carreguei queijo parmesão ralado, para deitar nas pizzas, e na pasta hum! Bom, é lógico que pedi e deram-me. Eu peço sempre; prefiro pedir do que mexer.
A seguir tenho Cassano Magnago fica depois da circunvalação " Tangenziale" de Milão, apanho a A8 direcção Varese, Chiasso ( fronteira com a Suíça ) Onde me deixa grandes recordações, Monte Branco Chamonix onde há uns 10 anos atrás passei umas férias extraordinárias com a Isabel; Enfim um dia destes poderei falar de chamonix mas agora ando na Camioneta; Pelas 15.30 cheguei a Cassano Magnago e a palavra habitual, "caricar per Portogallo?, si ? Fai giro o camion e aspeta un átimo" carregar para Portugal ? sim ? dá a volta ao camião e espera um momento, e estou aqui a esperar um átimo; Já tomei um banhinho e pronto.
Estou a escutar uma emissora espectacular que nada tem a ver com as musicas que acima indiquei, musica de se ouvir e de conduzir, queres a frequência ? 105.1 mgrtz. E é a "LIFEGATE" www.lifegate.it , se tiver tempo vou dar uma espreitadela, podias ir ver e depois davas-me uma opinião. Há pouco escutava uma faixa desconhecida mas espectacular, tinha um solo de saxofone, não de trompete mas sim sax, irias gostar.
Sinceramente recomendo a cada musica que passa nesta frequência.
Espero que tenha radio "on-line"
Sem comentários:
Enviar um comentário