segunda-feira, janeiro 19, 2009

as minhas obras e as da A1 - exactamente igual :)

este texto foi via jornal de noticias e não tinha nome do autor
As obras de alargamento do troço Estarreja/Feira da A1 vão sofrer um atraso de 16 meses devido à rescisão do contrato com o empreiteiro encarregue da obra, actualmente parada e com retoma prevista para Março, anunciou a Brisa.

Com conclusão inicialmente prevista para Maio deste ano, as obras só irão ficar concluídas em Setembro de 2010, adiantou o responsável de Engenharia e Gestão da Brisa, Pedro Fernandes de Carvalho, num encontro com jornalistas no Porto.

A obra, até agora entregue ao consórcio A. Mesquita/Copcisa/Silva Brandão, passará a ser assumida pela Ferrovial Agroman, o concorrente que havia apresentado o segundo preço mais baixo no concurso público inicial.

Segundo Pedro Fernandes de Carvalho, a Brisa chegou a um acordo com esta empresa "com base na proposta original" então apresentada, tendo sido feita uma "revisão de preços" e "alguns ajustes a nível dos custos indirectos e de estaleiro".

Os trabalhos, praticamente parados há várias semanas, deverão agora ser retomados "no início de Março", centrando-se na conclusão da parte Norte (cujo prazo é de 10 meses) e no restabelecimento da rede viária local afectada (num prazo de quatro meses).

Globalmente, a intervenção terá uma extensão de 16,8 quilómetros e implicará um investimento de 35 milhões de euros, a assumir na totalidade pela Brisa.

Segundo explicou o responsável de Engenharia e Gestão da Brisa, "desde cedo" o consórcio A. Mesquita/Copcisa/Silva Brandão "demonstrou dificuldades técnicas e financeiras para executar a empreitada, tendo acumulado atrasos sucessivos".

"Face a um cenário de rescisão, e dada a urgência na continuidade da obra, pois os prazos já estavam largamente ultrapassados, foi possível acordar uma rescisão convencional do contrato de empreitada", acrescentou.

As questões decorrentes da rescisão, formalizada a 09 de Janeiro, serão agora dirimidas por um tribunal arbitral, ainda a nomear.

De acordo com Pedro Fernandes de Carvalho, as obras de alargamento do lanço Estarreja/Feira arrancaram em Julho de 2007, mas está actualmente ainda por concluir "mais de 70 por cento" da empreitada.

Esta prevê o alargamento para 2x3 vias (contemplando já largura para as futuras 2x4 vias), a reformulação e alargamento das praças de portagem da Feira e de Estarreja e o alargamento e reabilitação de sete passagens inferiores e demolição e execução de 15 outras.

Questionado pela agência Lusa, o responsável disse "não haver antecedentes de situações destas" na Brisa, remontando o único caso de rescisão do contrato por incumprimento do empreiteiro "à década de 70", no troço Feiteira/Carvalhos.

Relativamente aos incómodos causados por este atraso aos utilizadores da auto-estrada, o porta-voz da Brisa, Franco Caruso, afirmou tratar-se de uma "situação excepcional" e salientou que em nenhum caso está prevista a redução de portagens.

"Não há nenhuma norma que preveja uma penalização [da Brisa] por um incumprimento do prazo", disse, destacando que a empresa é considerada "exemplar" ao nível dos desvios de prazo e de orçamento e que as obras de alargamento são uma "obrigação legal" decorrente da concessão contratada com o Estado.

A este propósito, Franco Caruso referiu que o número de reclamações apresentadas pelos utilizadores da auto-estrada é "muito baixo na generalidade das obras de alargamento", não chegando à centena.




estou a tentar colocar em prática uma ideia que há muito me anda a fazer cocegas...

7 comentários:

AmSilva® disse...

se precisares de umas escavadoras e de camiões para o transporte de áridos e outros, assim como de grua; avisa, arranjo isso com desconto!!

Anónimo disse...

OLA !queria saber como anda o transporte se ?esta tendo carga ?vc trabalha pra qual empresa?

ATF disse...

p
ara de pensar e aparece...tás bom?...business?...comé?...pára de pensar e aparece :)abraço

t3resopolis disse...

se bem que te pergunto... não doiem já as costas???...

(.pensar é estar doente dos olhos..
A.Caeiro)

beijo violeta

t3resopolis disse...

Ufff.. tem coisas...que levam tempo
Ó pra nós aqui, pendurados no estendal, a roupinha já secou faz tempo, puxa..
amigo...há uma vida para viver

Bora lá...


beijinho com cheirinho a Primavera.. anda !!!

DRIVER disse...

Boas.
Com tantas obras, é bem capaz de vir a ficar carote. Lá se vão as férias para pagar as nicas. Eh Eh Eh

AmSilva® disse...

xiça... ainda em obras? a fazer concorrência ás do convento?? ;)