segunda-feira, março 12, 2007

ser amável ou não, eis a questão...


Outro dia,
Já vai longe o dia que por razões que iras entender abaixo, não te contei mais cedo.

Circulava eu direccionado a Lisboa, perto de Castelo Branco, já fazia noite, mesmo muito escuro, vejo um vulto a atravessar num ápice a auto-estrada e tentei levar as 40 toneladas para um sitio oposto, nada me valeu, o pneu da direcção galgou e os outros restantes do lado esquerdo; Por momentos senti que algo iria acontecer, mas nestes momentos esperas tudo e não tens tempo para nada, simplesmente aguardas o que vira a seguir e tentas manter-te frio; Consegui parar na berma uns bons metros mais a frente, não imaginava o que seria, temia que fosse humano… Sangue frio, acima de tudo, temia o pior, mas estava a li para socorrer ou chamar alguém se necessário fosse;
Caminhei para trás e entre alguns carros que passavam pelos feixes de luz, encontrei um Porco espinho quase morto junto aos rails, senti-me triste, olhei e perguntei a mim próprio porque razão este animal com tanto direito a vida, tinha que atravessar a auto-estrada no momento que eu ia a passar…No entanto senti igualmente que eu estava em perigo, tudo escuro e com carros a passar, vim logo que pude para a berma, não passou um minuto a pensar se chamaria as autoridades ou quem chamaria, aparece um automóvel precisamente na rota de colisão do animal, galgou o porco espinho mais uma vez e por sorte não capotou, mesmo fazendo-lhes sinais para abrandarem….nada podia fazer….nada viram.
No meu camião, não tinha estragos, até ver, no outro carro….só de reboque; depois de sinalizado o local, perguntei se necessitavam de alguma ajuda mais, ao que me responderam negativamente e que estava tudo bem, então fui-me embora, mesmo assim dei o meu numero de telemóvel no caso de necessitarem de algum esclarecimento adicional ou outra coisa qualquer,
Bem, quis ser amável para com o casal e reiniciei a viagem para a capital.
Passados uns 20 minutos o meu telemóvel toca, era a Policia (GNR) a me questionar onde me encontrava, para onde ia enfim…..comecei a reparar que me queriam culpabilizar pelo sucedido, ainda perguntei se o casal estava bem ao que o agente me respondeu afirmativamente, o problema era encontrar alguém que assumisse perante os estragos do carro…(informou uma voz do outro lado)
Que eu saiba, a auto-estrada +e responsável pela vedação e por animais que a ultrapassem…
Até hoje, não ouvi mais noticias, no entanto fiquei com a ideia que já não se pode ser amável…nem tão pouco dar o numero de telemóvel; ser amável pode vir a ser um problema.
no futuro, Por uns pagarão os outros.