domingo, junho 06, 2004

Mau exemplo


    Estava a jantar uma massa com carne e tomate, e lembrei-me em escrever isto, sim, é para ti e para todos os que me visitam, ao qual eu desde já agradeço.

    Já há bastante tempo deveria responder com uns post's a alguns comentários que fazem, não que os critique, até os admiro e ajudam-me de certa forma a manter a boa disposição que ainda consigo sacar La do fundo.

    Mas, como queria dizer, eu quero aqui expressar entre linhas, teclas e erros ortográficos, que a vida de camionista não é decididamente a que eu façlog sou um mau exemplo, quero vos dizer que a vida de motorista internacional não é de forma alguma o que descrevo aqui;

    As fotos, as boas disposições, as historias e tudo mais (tudo verdadeiro, acho que não é isso que esta em causa), são no fundo o meu modo de recorrer a alternativas de estar parado e não saber o que fazer, ou seja, não consigo estar a olhar para o camião quando sou obrigado a parar quando não quero.

    Eu sou um mau exemplo, para todos ou para os 90% dos meus colegas que param onde não lhes é conveniente como a mim me acontece, mas com uma grande diferença, não tem computador, não tem maquina digital, não tem livros, não desenham ou tem bicicleta ou patins em linha nem acima de tudo tem ânimo para fazerem ou irem a qualquer lado...,

    Simplesmente fazem o almoço, procuram um ou outro colega ao lado, se houver, para conversarem e ali estão 10, 20 48 horas se caso necessário for, a falarem normalmente de colegas, patrões, discos, cargas e descargas e mulheres, mulheres porque é normal, porque tem necessidade de verem, de apreciarem, de comentarem, ( eu sei que existe muitos que exageram, mas tudo depende da educação de cada um, não quero entrar nessa parte).

    Eu, comecei esta viagem muito revoltado, e podem crer que esta viagem contrariamente ao que muita gente possa pensar, esta a marcar-me, porque sempre fiz as coisas correctas, sempre cheguei cedo aos clientes, daí a empresa não tem que dizer, e, acho de todo uma grande frieza e falta de moral em mandar-me carregar uma carga que podia ser carregada na segunda-feira próxima, fazia o mesmo trabalho, e tudo, a carga é importante, e pronto. Ao fim de 24 horas de descanso, o que não é de lei, legalmente é no mínimo 36 horas após ter regressado, (mais uma que não se cumpre), as 24 horas que fiz, foi deixar o camião, esperei 2 horas pelo comboio, ainda tive que pedir boleia para me levarem a estaçãlogo cheguei a casa passadas 3 horas. No dia seguinte de manha ligam-me a dizer que não precisava ir tão cedo para carregar visto o cliente carregar até as 22 horas...muito bem.

    Mas o raio da cafeteira tinha avarias a reparar, que nem deu tempo de me arranjarem o raio de limpa pára-brisas que avariou, e estavam a ligar-me para saber se demorava muito ou pouco. Francamente, contradições.

    O que estou parado, não ganho. Existe 90% das empresas em Portugal, que não cumprem, algumas ainda vão tendo o senso de pagarem á diária, o.k. E ainda pagarem o fim-de-semana ao qual estamos parados, mas (e repito) 90% das empresas não pagam nada disto, somente os quilómetros que andamos e o ordenado. Isto é mais uma que a lei não quer ver. Ganhar ao quilometro como eu ganho, contornando a lei na folha de pagamento com uma frase de ajudas de custo, o que faz com que muita gente corra, e depois dá alguns, em acidentes, e a culpa é do camionista que vinha com os copos.

    Essa dos copos irei dedicar um post um dia destes dedicado a este tema....

    Hoje em dia toda a gente (condutor ou não) sabe que a própria policia está e ainda bem a apertar o cerco com pesadíssimas multas para os prevaricadores.

    Já sei que o que escrevo somente tem o valor que tem... mas ao menos aqui, posso, e ainda bem, expressar normal ou até com uma certa revolta perante muita gente que apregoa a democracia e outras coisas que tais, sempre em prol da igualdade, não sei é que igualdade é que se estão a referir...

    Vou, pois arriscar a colocar aqui, pela primeira vez, e sem querer holofotes ou luzes da ribalta, somente para a minha própria consciência descansar e não me dizer que deveria ter tentado e não o fiz, Um apelo simples a um homem que quando tenho oportunidade gosto de ouvir na TSF com os seus debates, ao Dr. Pacheco Pereira, para pelo menos ter uma simples noção, se não a tem já, em como muitas vezes a minha profissão vai de "vento em popa".

    Aguardemos...

    Antecipadamente, o meu obrigado, pela atenção, a vocês todos, que perdem tempo a ler os meus "post's"

    Na Realidade, somos a peça mais barata do camião, como dizem muitos Patrões.
    
    Já sei que me podem dizer, se não estás bem muda-te, mas acho que não é assim, porque se não disser o que se passa, isto nunca sairá da cepa torta, e o grande mal também esta ai, é que os outros meus colegas, enquanto vai dando para a sopa, vão deixando rolar, não existe união, contrariamente ao que muita gente pensa.

    O que estou a defender não é por mim, (também não estou armado em bom samaritano) mas não tenho intenções de estar aqui toda a vida, mas sim por saber que existe gente aqui há 30 anos a conduzir e alguns até mais, e, vão certamente acabar agarrados ao volante de um camião, sempre desprezados, sempre seres de segunda, a esses digo-vos que os admiro, esses sim, são camionistas.

    Eu sou um mau exemplo.

    Precisamente, em que acabo de escrever, chegou um camião aqui, ao parque da Savona em Itália, da mesma empresa, carregado para descarregar perto de Milão onde me vou deslocar;

    Boa noite! colega, então, tudo bem ?
    Diz-me, quando saís-te de Portugal ?
resposta: Segunda-feira...
eu simplesmente lhe disse, que sai na Sexta-feira...

enfim.