quinta-feira, maio 27, 2004

pois Então...


    Aqui estou eu, no primeiro dia de viagem com destino a Asti, entre rodas, tachos, cargas e descargas, não esquecendo as teclas do meu Zulmiro - Portátil - , fui direito a Arteixo deixar uma carga de vestuário que segundo um funcionário dessa empresa, após eu ter chegado, me confidenciou que somente se colocava umas etiquetas, made in spain e voltavam, algumas para o nosso país - onde foram fabricadas - outras para outros pontos, sim senhor;

    È o resultado da arte de bem negociar dos nuestros hermanos para com os nossos portugueses... e obviamente não vou aqui dizer o nome da empresa, mas apetece-me; Somente te digo que na época dos saldos as pessoas fazem filas e furor para agarrar isto e aquilo bem mais barato, chegam até, e penso que agora acabou essa modalidade, a irem as lojas e pedirem para reservar este ou aquele trapo, para o puderem adquirir na altura das "rebaixas"...

    Para mim, já não é novidade e é fácil encontrar um ou outro colega a dizer que já descarregou e carregou, obra feita no nosso país com destino a Espanha, Alemanha e até Inglaterra e alguns até esperam que a transformação seja feita para a carregarem novamente, uma simples etiqueta, quando será a altura de nós termos a coragem de nos afirmarmo-nos perante os outros ?

    Quem diz no vestuário digo também em outros bens essenciais, ou não;

    O exemplo vem na área do Pneu, uma conceituada empresa alemã, detêm várias unidades fabris por toda a Europa, - se não estou em erro, agora e se estiver peço que me corrijam - eu digo agora porque há já um ano e meio que não carrego este tipo de materiais, mas quando acontecia, o destino desta carga era normalmente a Escandinávia, tal como a Noruega, Suécia e Dinamarca; Portugal - baseado em melhores regalias pela parte do nosso governo - até conseguiu fechar a unidade fabril na Suécia, quando descarregava os ditos neste país, algumas pessoas que lá trabalhavam e deixaram, não me viam lá com muito bons olhos, eu compreendo, mas que posso eu fazer ? até aqui vá que não vá;

    Os pneus, iam muitas vezes para uma unidades de montagem, marcas de automóveis germânicas e não só, que acabam nas nossas estradas e por toda a Europa, o.k.

    Mas o que mais me revoltava, e a conclusão a que quero chegar é que nenhum dizia a frase que tanto me orgulho: MADE IN PORTUGAL, ou então FABRICADO EM PORTUGAL, se bem que a palavra "fabricado" e o "em", ninguém entendesse, mas pelo menos existiria o Portugal, pronto.

    Mas sim, DESIGN BY GERMANY, realmente não estão a mentir, foi desenhado por algum alemão...

    Não acham que já é tempo de deixarmos de ser tão humildes, ou a auto-afirmação não existe para os nossos lados ?

    Volto a repetir, quem diz estes materiais diz muitos outros;

    Tem também uns que dizem: Não querem o nome de Portugal porque se tiver, não conseguem vender..... e perdemos a encomenda, chegam ao cumulo que nem a embalagem diz algo referente ao nosso país, o da fabricação.

    Façam como os homossexuais, assumam-se por favor...


    Dou um caramelo a quem tente modificar isto...

1 comentário:

Anónimo disse...

Very nice site! » » »