domingo, abril 11, 2004

Fim-de-semana

o F.d.s., esta a acabar, paciência não se pode ter tudo, e para não começar a pensar em camiões - até porque ainda é domingo de tarde - apetece-me escrever sobre a minha mais importante paixão, Vela;

Queria aqui, talvez te oferecer ou melhor dar a oportunidade, se quiseres, acompanhares alguns solitários ou não, em grandes regatas até, mas dedico-me essencialmente aos solitários em que entram em grandes regatas e dão a volta ao mundo, navegam pelos nossos mares; Outros ainda pela simples razão da aventura, muitos largam tudo para se dedicarem simplesmente a navegar, pois, e de que vivem? perguntas tu; Conheci vários assim, uns autênticos aventureiros, alguns tem reformas que lhes caiem mensalmente na sua conta, outros um papa mais enriquecido e ainda outros que se dedicam a fazer trabalhos aqui e ali para sobreviverem.

Já estive nesse lote, dos últimos, aqui há uns anos - não muitos - pagavam-me para ir buscar barcos comprados a frança e os trazer para cá, já tive a oportunidade de largar de um porto bem conhecido da nossa pátria e traçar uma rota no meu GPS sem eira nem beira - escrevo isto e estou a arrepiar-me, de emoção - passei a nossa costa a pente fino, Marrocos, cabo verde e voltei um dia, mas a minha intenção era na realidade seguir sempre, passar o cabo Horn talvez, não sei...faz-me lembrar o filme de tom hanks Forrest gump, simplesmente no meio do Atlântico dei a volta, nunca me arrependi.

Mas o que aqui quero direccionar, ou melhor dar-te a partilhar o que continuo a seguir, mesmo dentro de um camião com 14 rodas ( suplente também conta), admirável mundo...

eu sei, sou um livro de surpresas, mais adianto que o que contei até aqui - é verdade - nem no adro vai...

Sabias que existe um barco em madeira, enorme e que alberga toxicodependentes a grande maioria franceses, navegam com todo o tipo de tarefas com o objectivo de se curarem, e, quando se aproximam da costa não deixam ninguém vir a terra somente os responsáveis pelo projecto.

Como entram para esse barco ? simples quem quer entrar tem que ter dinheiro para comprar uma parte da sociedade que faz parte o barco e toda a parlamenta.

Outro : Nicolas Vivier, um compincha de cervejas quando passou pelo nosso país li numa revista que anda por ai a dar cartas com um velho catamaran motivo de troça e risada de todos quando entrou num dos nossos portos de abrigo: www.icarai.net - o site foi modificado mas para os mais pacientes conseguem procurar alguma coisa, é que pelo sucesso o homem neste momento esta a promover o seu barco para fabricação, ...o negocio...:)

outro: a 15º edição de um rally-cruzeiro será dada a largada a 13 de Junho no Porto de Frejus - onde passo muitas vezes - www.transcaraibes.com

outra: Um "Parisienne"Miuda de 29 anos, colocou um anuncio numa revista da especialidade a procurar um skkiper para o barco dela, queria dar a volta ao mundo...podes dar uma espreitada aqui

ainda outro: Vamos ter um muito espectacular, que o sigo há já alguns anos Vendée Globe uma regata em solitário de volta ao mundo onde já participaram algumas pessoas que tive o prazer de estar com eles e outros admiráveis, por exemplo o PRB , -onde tive o prazer de o conhecer - de Isabelle Austissier, ou ainda Catherine Chabaud, quando estiver próximo eu coloco aqui o link, que largam da bonita vila Les Sables D'olone, acima de La Rochelle.

Temos o nosso grande português e que admiro imenso o João Cabeçadas, a participar em varias regatas.

Sigo o bonito Bel Ami um etap 28 que o Bertrand tira fotos e escreve para um jornal único meio de subsistência para ele e para a simpática Emilie, também passaram pelo nosso porto, neste momento estão nas Caraíbas...-pois-.

Pascale e Pascal Guiraudou andaram um ano no mar com dois filhos o Romain e o Sebastien - 11 e 7 anos - num catamaran .

Hélèn Bauer e Bertrand Denis partiram em 2002, com um barco de 11 metros.

chega ou queres mais ?

Mundo admirável...

Sem comentários: