Vou fazer uma pequena introdução extra para que não entendam o meu comentário seguinte com um olhar de “mais um” imparcial revoltado contra os patrões; Eu assumo uma personalidade de isenção, porque somente assim poderei ser o mais fiel e verdadeiro com certas análises, coloco-me do Empregador e Empregado (que sou), em suma considero-me uma pessoa Justa, perante isto aqui vai o meu comentário; Mas acima de tudo gosto de relatar o que se passa nesta vida, na minha óptica de observador.
E não é que ao chegar a Vilar Formoso ouço na nossa rádio o Direct. Ou Presidente da Antram (não percebi muito bem o titulo do Sr.) a responder a uma questão de um jornalista com voz de sala de reunião:...Pois, realmente baseado na paragem dos camiões, o prejuízo é já elevadíssimo, porque é habitual os motoristas fazerem uma viagem por semana, e, com estes dias parados vai haver um desfasamento e alterará a economia do País...
Pois bem, digo eu, esse Sr. Deverá querer se referir a viagens a Espanha, ou até a Paris se não quiser contar com os tempos de carga e descarga e esqueceu-se dos dias de descanso a que um motorista tem direito, no pressuposto de a lei ser para se cumprir no que diz respeito a discos versus horas de trabalho, onde é que se consegue fazer uma viagem por semana? Consegue sim mas tem que fazer falcatrua nos discos ou seja a cometer crime.
Eu compreendo e admito que existe prejuízo toda a maquina que não produz dá concerteza prejuízo ou tem um custo superior, o.k. Isso toda a gente reconhece, agora vir atirar areia para os olhos, por favor tenha dó, e, arranje umas casas de banho dignas em pontos estratégicos que eu ai sim serei o primeiro a aplaudir.
Quando existe neve a impossibilitar a circulação:
Em Espanha, a policia desvia o trânsito ou para-o simplesmente, os que tiverem a sorte de estar numa área de serviço, a protecção civil vai lá e da luz verde a uma refeição gratuita para os lesados, em Ávila já me aconteceu de me levarem a uma pensão para pernoitar, no entanto a maior preocupação da policia Espanhola se houver Neve em Burgos é cortar o mal pela raiz e proibir a entrada de camions em Espanha, isto acontece em Vilar Formoso, porque assim os Portugueses não chateiam e a factura para eles fica mais leve.
Em França, a policia coloca-se em áreas de serviço e encaminha todos, dividindo pelas respectivas áreas a quantidade de camiões, e paga as refeições e a Cruz Vermelha vem ao encontro dos que apanhados de surpresa não podem se mover, dá sopa e, ou, hamburgers como aconteceu estes últimos dias em Irun.
A Alemanha, paga refeições e se não houver condições para pernoitar no camião, oferece estadia na pensão mais próxima todo o tempo necessário e em casos extremos faz o descongelamento do camião.
Na Suécia, Noruega e Dinamarca, onde as correntes são obrigatórias por serem países com mais probabilidades de situações extremas, existe avisos, avisam em áreas de serviço, pagam refeições, duches e café, pensões e hotéis gratuitos levados pela polícia para depois fazerem o respectivo retorno aos camiões, descongelamento do camião (no caso de estarem vários dias sob fortes tempestades) na respectiva marca do camião; Tenho conhecimento de um colega Português e um outro Belga, foram apanhados de surpresa no meio de uma montanha, via telefone contactado o serviço de emergência veio um Helicóptero resgata-los, estiveram 12 dias num hotel, pensão completa logicamente, quando houve melhoria foram levados há marca respectiva do Camião que traziam onde estes já se encontravam em perfeitas condições de circulação, (repara que os camiões estavam na montanha). Alguém pediu alguma coisa ou apresentaram alguma conta para pagar? Nada.
Agora dizes-me que estes países já estão habituados e que, pronto é normal acontecer. O.K. eu concordo, eles tem muitas situações destas e estão bem preparados numa superfície astronómica, nós somente temos 3 fronteiras medianas e nem sequer o raio da casa de banho funciona.
Critiquem agora quando virem um motorista a fazer uma MIJA NO PNEU.
Sejam úteis Srs.
Produzam;
Tenham vontade de ter atitudes;
Mexam esse Cu sentado no cadeirão de pele enganosamente comprada por pele natural mas na realidade curtida com químicas que fazem mal ao ambiente somente para ficar igual a cor dos cortinados.
Agora também existe dois colegas lusos, que na Noruega, depois de avisados do estado do tempo obrigava as correntes no camião mas enfim, quiseram ser mais esperto meteram-se a estrada, num certo local de 800 mtr. A estrada fazia cavidade, descia e depois subia, a descer devagar um foi, a subir chegou a meio, pois não subiu, claro pensas tu, só que o problema é que além de não subir veio de arrasto de marcha-atrás para aflição do motorista esperto, teve sorte não cair há ravina, ficou atravessado, nem quem tinha correntes nem quem não tinha, estrada cortada, resumindo; Chama reboque, policia, foi para a MAN, acho que o outro também para uma outra casa (digo a marca que é para saber que estou a falar dele) fazer o descongelamento, meter correntes, e levou com uma multa, o Visa dele funcionou e em moeda antiga não lhe chegaram 600 cts., neste momento sei que tem as correntes em casa a servir de cama mexicana...
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