O Olhar de cima de um Camionista on Road ...by Europe
O regresso foi algo trabalhoso, ora vejam só:
De Paris fui directo a Auxerre, cidade magnifica, ando há bastante tempo para tentar passar um fim de semana nesta cidade, e ainda não consegui mas também não perdi as esperanças, é só aguardar; Em Auxerre o Francês que tratou da carga deveria ter tido uma noite má de sexo pois estava mal humorado, por imposição dele eu tinha que ir contar ás 5 da manhã quantas cintas de amarração tinha no camião, por vezes o saber falar outras línguas tem certas contrariedades mas ainda fui a tempo de lhe dar a entender que não percebia patavina do que me queria dizer e desta forma consegui com que saísse derrotado ao dizer-me o numero do caís onde iria encostar.
Carreguei para Beauzelle, periferia de Toulouse, das 9 horas que levei a percorrer este trajecto passei por aldeias e vilas muito engraçadas, eu muito gosto de andar pelas nacionais, tenho oportunidade de apreciar as aldeias, vilas e até algumas cidades, o forte de França é a proibição de veículos pesados dentro das cidades, no entanto quando não têm alternativas que remédio tem em deixar-nos “entrar”, Dá para apreciar as pessoas, as casas, as tasquinhas, o comércio tradicional, em certos sítios até deu para parar, um deles foi ao lado de um padaria onde comprei croisants de chocolate e pão;
Depois de passar por St. Ferjean apanhei a AE 20 e vim por ali abaixo; Não sabia que existia a raça de Bois ou Touros com o nome Limousine, mas existe;
Agora já percebo porque é que chamam aqueles enormes automóveis de limousine... Passei por Limoges, tive pena por ir em trânsito e não ter tido tempo para visitar, ( também não se pode ter tudo ) mas fiquei curioso quando a avistei ao passar pela “rocade” cintura interna, todas aquelas catedrais ao longe dos séculos passados fascinam-me , haja oportunidade de fazer algum trabalho perto que não escapa de uma visita.
Acabou-me o horário de 9 horas de trabalho numa barreira de portagem da A20, como estava a cerca de 40 km do cliente, decidi encostar no parque da portagem e dar por terminado o meu dia de trabalho, eram 4 hr da tarde, a paragem que tinha feito antes estava a chover e com os croissants que comprei tapei o buraco habitual na hora do almoço e dormi; Estava pois na hora de fazer uma refeição digna, dei uma olhada pelo meu frigorifico e para hoje escolhi frango, uns segundos em meditação e saiu a ementa, frango com caril; As entradas foram satisfeitas com o pão e molhando no molho em que cozinhava o frango, fui á adega e escolhi uma garrafa de tinto, deixei-a respirar ( como me ensinou o meu amigo Hernani ), enquanto saboreava a entrada abri uma cervejinha que sobrara da última viagem, foi tudo devorado com fome de leão ( pois, eu nasci em Agosto, ora! ) Depois de ter lavado a louça e de tudo arrumado dirigi-me para a casa de banho e tentei , sim tentei dar um bonito “pepsodente flúor” ás próximas fotos que me pudessem tirar, o que fiz mais não interessa, acho que se o dissesse não iria dar muito aroma aqui ao blog.
A minha cabina estava quente e resolvi ler um pouco, não sei por quanto tempo
Porque passavam das 23 horas quando reparei que tinha adormecido, virei-me para o outro lado e continuei a “meditar”.
Ás 4 hr da manhã arranquei com a cafeteira a procura do próximo cliente, Beauzelle fica muito próximo ao complexo Industrial da Airbus, por acaso ainda tive sorte em ver o novo “Concorde” numa aterragem perfeita, e por falar em aviões a quem interessar, quem passar na nacional 7 direcção a Paris, ao passar o aeroporto de Orly, sem ter que virar para lado nenhum tem a oportunidade de apreciar o velhinho concorde e mais alguns outros modelos em exposição.
Deu para apreciar a aterragem e muito mais porque estive à porta do cliente das 5 da manhã até ás 8 hrs, hora que abriu; É nestas alturas em que fico aborrecido, porque poderia ter ficado a nanar mais um bocadinho, e adivinhar ?
Depois disto, fui a todo o gaz. para Pau, a 170 km dali, ia finalmente carregar para casa;
Depois de dar umas voltas á procura do cliente encontrei-o mesmo na hora do almoço deles e do meu, esperei pelas 14 horas e passadas 2 horas estava carregado de madeira serrada, raio de carga, fiquei desgastado com a amarração que tive que fazer e ao mesmo tempo quase desmontei o raio do reboque todo, só não abri o tecto porque o resto foi todo mexido, preciso de um banho urgente, mas somente tinha duas opções ou tomava banho na próxima área de serviço e tinha que parar a camioneta ou fazia as duas horas que me restavam para completar o disco daquele dia e vinha para Espanha, escolhi a segunda, porque assim já estava mais perto, logo no dia seguinte tinha horário para casa, tomava banho e jantava no restaurante. E assim foi.
Cheguei no outro dia a Vilar Formoso a horas decentes do almoço, e senti-me em casa, por norma e por simpatia também tenho preferência pelo Stop-Tir, não queira dizer que até goste de variar mas não hoje.
Passadas 2 horitas já me encontrava na estrada “again” e na zona de Viseu a GnR brigada de trânsito teve um defeito físico num braço antes da minha passagem, tive que parar. Como não há duas sem três, fui multado, é para acabar a viagem em pleno, de tantas falcatruas que muita gente faz para fazer com que os discos pareçam legais, pondo em risco muitas vezes o próprio condutor não falando nos outros; Eu tinha tudo direito, ou seja os descansos correctos, documentos correcto, não faltava nada, foi-me implicar com o raio da velocidade, se estiveram atentos eu aqui há uns dias atrás tive por ai uma descrição a respeito da velocidade ao mesmo tempo que dizia que somente não se pode andar em excesso em dois sítios, a frente da policia e em Portugal, pois ora ai está, ( acho que a policia anda a ler o meu blog ); Pimba uma multa de 60 Euros, vá lá não foi mauzinho, mas é sempre uma multa;
O argumento do Sr. Policia foi eu ter ultrapassado os 80 km hr. em certas partes do trajecto do IP5, tem razão ultrapassei; Mas se mesmo a 90 km Hr carregado como venho já faço filas enormes, que em certas alturas apetece-me parar só para os coitados que vem atrás de mim passarem, imaginem a 80, por outro lado não é a diferença de quilómetros que estará em causa a segurança da condução, é sim um conjunto de factores como os do descanso os outros discos anteriores dão perfeitamente a imagem ao Policia da forma de condução desse mesmo condutor seja eu ou outro;
´ Não se pode ser perfeccionista em tudo tem que haver consciência e eu somente os ultrapasso ao finalizar uma descida com o intuito de tentar com que o camião suba melhor, e sabem que mais, resumindo e concluindo quando o IP5 foi traçado, entre varias propostas uma delas foi apresentada pelos Italianos em que consistia minimizar as subidas fazendo para isso Túneis, acharam caríssimo, pronto o.k., e nós não tínhamos gente a altura de fazer assim ? portanto só posso achar que o traçado custou muito menos, continuamos os mesmo tesos da Europa e o traçado para falar Português é uma MERDA.
E cheguei a casa .
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