O Olhar de cima de um Camionista on Road ...by Europe
Levantei-me cedo, é a 1ª viagem a contar para o mês de Fevereiro, ( nesta empresa, o mês contabilístico encerra ao dia 25 ).
O primeiro dia é crucial para determinar o horário com que se vai trabalhar, pois, uma vez que estamos limitados a determinadas horas de condução, quanto mais cedo começar logicamente mais cedo iremos acabar de trabalhar.
Às 5 hr. da manhã estava dentro da cafeteira e comecei o trajecto em direcção ao celebre IP5, cruzei-me com um colega da casa, cumprimentamo-nos via rádio; O Freitas, amigo do seu amigo e com uma personalidade correcta mas longe de ser santo, admiro-o; Comunicou-me que estava a regressar de "mais uma" iria livrar-se da carga lá para os lados de Matosinhos; Tinha dormido em Albergaria porque o horário não dava para mais - comentou ele; Despedimo-nos com os normais votos mas sinceros de boa viagem e lá prosseguimos em direcção oposta.
O pequeno almoço foi tomado nas calmas e num snack onde normalmente outros colegas de profissão costumam frequentar, ensonados e preparados para mais um dia de trabalho, uns com vontade, outros sem ela, mas uma coisa é certa todos apreciavam as curvas da empregada que ora passava pra direita ora passava para a esquerda, enfim um vai-vem de café dos afazeres habituais.
Gosto de entrar em qualquer sitio mesmo "lá fora" e a primeira coisa que digo é Bom Dia!, acho que esse cumprimento me dá gozo e orgulho de ser Português, normalmente ouço resposta, outras vezes - nada -, não porque não existam Portugueses por perto, mas sim talvez não estejam com a mesma disposição, ou porque não foram educados assim ou então por e simplesmente não lhes apetecem abrir a boca.
Mudei o disco e tentei em vão não acender o primeiro cigarrinho do dia, mas que raio de iniciativa havia eu de tomar, forçar-me a mim próprio para não fumar, que coisa, eu deixarei sim de fumar, mas por vontade própria mais nada.
Tudo normal, das 15 Toneladas que transporto não irei " arrastar" assim tanto, e depois de passar o trajecto nacional e ter levado com alguns apressado a teimarem encostarem-se a traseira da camineta foi digerindo os primeiros klms.;
Normalmente, passo os Klms. sem dar conta que os fiz, sim é verdade, encostamo-nos de tal forma no nosso cadeirão penumático, que abstraimo-nos de tudo execpto alguma condução menos normal, as curvas, o limite de velocidade e as luzes frintais incluindo o acender de stop do veiculo da frente, é engraçado a forma automática de como nos abstraimos do mundo lá fora, seja com rádio a invadir-nos a nossa cabine ou não, até pode estar tudo em silêncio, somente escutamos o roncar mais grave ou não do motor, isto na minha "cafeteira" porque existe outros camiões que nem isso se escuta.
E o abstrair-me de tudo faz com que os meus pensamento trabalhem a uma velocidade astronomica, recordo tudo para trás e sonho para a frente, penso, penso e penso; Temos realmente uma profissão em que somos uns grandes pensadores, bons ou maus não interessa o que é certo pensamos e bastante.
Mas onde ia ?! hã! na IP5, ok, afinal os pastores levantaram-se mais cêdo do que eu; Cheguei a Almeida e resolvi ir ao supermercado, só abria ás 9.30 hr. e esperei.
O que comprar?, pequenas compras que normalmente durante os primeiros klms. é habitual vir-nos à cabeça e no caso de não as comprarmos até ali, além de corrermos o risco de as ter que adquirir mais caras também não as conhecemos tão bem como as nacionais, eu sou dos que " o que é Nacional é que é bom " .
Entrei em Espanha, e os primeiros 30 klms. já tive a felicidade de apreciar 3 brigadas de trânsito ( la guardia civil ), a TSF e os problemas das Finanças a não pagarem à Segurança Social estavam a ter ruido, e indignado com esta gente, resolvi meter um CD no meu tocante e prosseguir a minha contribuinção para uma melhor economia internacional...
Altino Torres, tens que ouvir o intermezzo da cavalaria rusticana, a mim comove-me por razões familiares, mas digo-te é lindo, recomendo.
Em Estepar, fica a 3:45 hr. de Vilar Formoso, normalmente faço uma pausa, não por qualquer razão especial mas sim por imposição das 4 hrs de condução e também porque desde o meu inicio de viagens além fronteiras foi uma das minhas primeiras paragens, já me sinto á vontade, de alguma forma é o "matar" as saudades de um paìs que deixo, as pessoas são de alguma forma simpaticas e acima de tudo como se costuma dizer já conheço os cantos à casa; Passo os olhos pelo Jornal de Burgos, aprendo mais um pouco de Espanhol e a leitura é uma forma que me facilita voltar a trás e reler no caso de não entender alguma coisa ou não assimilar.
Com este frio vou apanhar neve; Passei Victoria, os Bascos, pessoas de muitos extremos mas maioritariamente os que conheço até hoje só posso dizer bem.
Kamioiak quer dizer camião, e area de serviço ? Zerbitzubidea, engraçado não é ? ou Zerbitzugunea ( é a mesma coisa com uma pequena diferença que ainda estou para descobrir o que será :) . Kontuz quer dizer Atenção.
O António Preto e o Hernani2 estavam em alsasua, o A.P. jáo conheço ha bastante tempo, foi até ele que me recomendou para trabalhar nesta empresa, o Hernani2 ( digo "2" porque o Hernani1 é o meu amigo insubstituivel do Perestroika, malandro até dizer chega mas um gaijo que sabe o que quer e quando se precisa ele está presente, isso é que interessa, por falar nele lembrei-me que ainda lhe devo 12 €, e ainda não fui lá...já me chamou de caloteiro eu sei, eu pago com juros ) ; o Outro era a primeira vez que oconhecia, assim á primeira não costumo tirar conclusões, o tempo o dirá.
O Horário " esticou" até Bidarte, ( primeira area de serviço em França ) e por lá fiquei, como já calculava não tinha lugar para o meu automóvel e ficei a modos que articulado mas tudo bem, um arrozinho com moelas foi servido ás 22 horas, feito cá pelo Je e a acompanhar um tinto da afamada marca do péso da régua " cantante" :) à 1 da manhã fomos nanar. ( sim ensonados, de forma alguma cantantes ).
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