quarta-feira, março 28, 2007

Ler

Perguntei a mim proprio o que é um livro para mim, o que me faz ter tanta vontade de ler, -chego a certas alturas em que faço a habitual pausa mesmo de 45 minutos e agarro num livro e o gesto de o abrir já me fascina, fascinam-me as historias, as aventuras reais, as letras palavras as formas de escrita, - certamente mão serei um bom aluno neste sector - mas isso não me tira o direito de por si só saborear, interiorizar até, o trabalho de como o autor escreveu -, as vezes dou comigo como que a encarnar-se é assim que se escreve - na pessoa que o escreveu -
Deitar-me sem ler antes de adormecer, mesmo que seja só abri-lo e ler uma ou duas palavras o que muitas vezes acontece, -o cansaço é mais forte - não me sabe bem dormir, e então perguntei para mim, O que é para mim um Livro? - Tem que ser bom -

Livro, um livro bom para mim, é todo aquele que fico triste quando acaba
É todo aquele que releio,
Que me toca,
Me comove,
Me faz rir,
Que me ensina enquanto saboreio todas as letras que percorro como se de uma roda em movimento se tratasse,
Que me faz tirar notas desta ou daquela palavra, frase.

Contrariamente a música, os livros não se pirateiam, ainda bem.